iOs x Android

Introdução

Na verdade ainda estou na dúvida se não seria iphone 4 x Galaxy SII pois esses são os aparelhos que me permitiram o comparativo ...

Antes de começar os comentários sobre o tema queria esclarecer alguns pontos importantes sobre essa análise:

- Como um profissional de tecnologia gosto de novidades pelo prazer de experimentá-las e descobrir o que podem fazer por nós;

- Esse post está baseado na minha impressão pessoal e não tem nenhuma intenção de fazer uma análise técnica pois já existem muitos sites com essa finalidade;

- As minhas impressões estão calçadas nas duplas, ou seja, iOS / iphone e Android 2.3.4 / Galaxy SII;

- Também é necessário que todos entendam que com o tempo e com as atualizações futuras, usos e costumes as coisas podem mudar e alguns inconvenientes de hoje podem deixar de ser em novas versões.

Então vamos aos pontos de comparação.

Comparação

A. Produtividade

Quando digo produtividade estou me referindo ao quão mais produtivo eu consigo ser no meu dia a dia usando a solução (sw+hw).

Aqui a dupla da apple sai na frente de disparada. A padronização das interfaces, o mecanismo de escrita, o corretor ortografico ajudam e muito ao usuário do iphone a ser muito produtivo. Eu achei o T9 do Android um pouco tosco e também não me adaptei bem ao swipe, acabo tendo que digitar a mesma coisa várias vezes no Android perdendo muito tempo.

Então sem dúvida o conjunto apple ganha, mas tem alguns pontos positivos na outra dupla que vale chamar a atenção. O que eu achei mais importante é com a capacidade de gerir arquivos que o iOS não tem. Como no SII tem a possibilidade de colocar um cartão de memória eu comprei um de 16GB e substitui meu pen drive (isso porque tenho mesmo que andar com o cabo devido a pouca capacidade de bateria - ver mais a frente).

Outro ponto legal é que dado essa capacidade é possível inserir anexos no e-mail (algo que sinto muito a falta no iOS), mas já vivia sem isso.

Em termos de gestão de e-mail é péssimo, o iOS dá banho (mais detalhes em aplicativos).

B. Tamanho de tela

O tamanho da tela do SII é bem maior do que a do iphone e portanto para a visualização ela é ótima dando mais espaço as leituras e sites.

Por outro lado como ela é maior me trouxe uns inconvenientes sendo o 1o deles a empunhadura na horizontal que ficou dificultada e o outro de não caber na capa de carregar no cinto fazendo com que eu tenha que carregar no bolso da calça aumentando o risco de eu perder.

C. Aplicativos

Neste aspecto a variação de aplicações do Android é muito maior mas os aplicativos não respeitam um padrão de tela o que não traz um experiência muito boa para os usuários.

Um ponto positivo é que algumas funcionalidade dos aplicativos só estão disponíveis no Android, ex. o compartilhar foto do facebook.

Mas me assusta um pouco o tanto que ele é aberto e permite que desenvolvedores mal intensionados ou até sem querer bagunçem seu dispositivo.

Neste ponto o iOS é muito mais confiável.

Um ponto que eu achei meio caótico foi o e-mail. Contextualizando eu tenho 4 contas de e-mail sendo 2 que usam o gmail, 1 imap e 1 exchange. A interface do Android é péssima com um fundo preto tosco (será  que da pra mudar ?? Eu não achei) e agrupado por data, coisa que eu não queria e não tem como mudar. O app do gmail apesar de bom não da zoom e demora 200 anos pra atualizar (aqui pode ser que a Vivo tenha parte da culpa). Tentei um tal de K9 mas ele não sincroniza o exchange (saco ?!). Se alguém tiver uma dica será bem vinda.

O email do iOS é simples, fácil e direto. E tem uma coisa, para apagar os diversos spams que recebo basta passar o dedo da esquerda pra direita e clicar em apagar. No Android demora mais.

Em ambos tem uma coisa chata ao excluir não volta pra lista de todos os e-mails, ele vai direto pro próximo.

D. Autonomia

No quesito autonomia a coisa é feia pra ambos os lados. Se usar um pouco mais lá se vai a bateria toda. O iphone tem os auxiliares de carregador e o SII tem a possibilidade de trocar a bateria, o que é muito bom !

Ainda não consegui saber qual deles se sai melhor.

Conclusão

Eu ainda mantenho minha preferência pela dupla da apple, mas estou usando o Android por mais um tempo e aos poucos vou complementado as minhas impressões !!

Gostou do post deixe aqui seus comentários a respeito do tema.

Comentários

  1. Agora que eu reparei! Até aqui no AlamBraga.com.br você colocou o Blogger!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O papel do escritório de projetos (PMO) na organização

Atingindo a estratégia com projetos e processos

Você sabe a diferença entre Gerenciar, Planejar e Controlar?