O papel do escritório de projetos (PMO) na organização



Inicialmente precisamos esclarecer o que é um Escritório de Projetos (EGP) ou PMO (Project Managment Office).

Há um tempo escrevi juntos com uns amigos um artigo detalhando o que é um Escritório de Projetos (veja aqui) e seus principais tipos.

O PMO (Project Management Office) é um departamento de uma empresa ao qual é atribuído responsabilidades relativas ao contexto de projetos de uma organização. 

Ao longo dos anos os escritórios de projetos vêm se tornando uma estrutura efetiva para implantação de processos de gerenciamento de projetos e de portfólio nas organizações. Como ferramenta, permite promover uma cultura de gestão de projetos, padronizar processos e melhorar o desempenho da organização como um todo. 

As principais atividades do escritório de projetos no Brasil são:
o Desenvolvimento de práticas metodológicas e suporte a elas;
o Implantação, monitoração, controle dos processos e padrões de gerenciamento de projetos;
o Suporte e apoio no desenvolvimento de projetos;
o Consolidação das informações dos projetos;
o Gestão do Portfólio;
o Suporte e apoio a alta administração na tomada de decisões;
o Auditoria nos projetos;

Os principais modelos de escritórios de projetos são:
o Equipe Autônoma de Projeto (Authonomous Project Team, APT);
o Escritório de Suporte de  Projeto (Project Support Office, PSO);
o Centro de Excelência de Gerenciamento de Projeto (Project Management Center of Excellence, PMCOE);
o Escritório de Gerenciamento de Programa (Program Management Office, PrgMO); 

Cada um desses tipos possui suas atribuições e especializações diferenciadas.

Agora que já sabemos o que é o PMO e quais suas principais atribuições, já podemos pensar em qual o papel dele dentro de uma organização. 

O PMO tem um papel fundamental voltado aos aspectos relativos à evolução de maturidade do gerenciamento de projetos
Isso quer dizer que ele deve cuidar das metodologias (projetos e portfólio), da carreira dos gerentes de projetos, do conhecimento organizacional, dos planos de ação, do controle e dos registros dos projetos, dos indicadores e do atingimento da estratégia da organização

Mas essas funções podem mudar pois alguns Escritórios de Projetos são mais estratégicos, outros mais táticos e outros mais operacionais. 

O fato de minha organização ter um PMO significa que então ela está muito evoluída um termos de gestão de projetos? 

Infelizmente a resposta para essa pergunta é não. 

Muitas empresas implantam o escritório de projetos apenas pela moda, sem entender exatamente no que é possível evoluir no contexto organizacional, e depois de algum tempo percebem aquela área como mais uma estrutura de custos que não ajuda.

O PMI acredita que as organizações nos próximos anos vão usar o gerenciamento de projetos e atribuir o sucesso de seus negócios a ele.

De certo que é uma visão audaciosa, mas como chegar até lá se não houver uma estrutura cuidando disso nas organizações?

Na sua organização, qual o papel do PMO? 


======================== //  English// =========================

Initially we need to clarify what is a Project Management Office (PMO

There is a time together with some friends, we wrote an article detailing what a Project Office (see here) and its main types.

The PMO (Project Management Office) is a department of a company that is assigned responsibility for the project context of an organization.

Over the years the project offices are becoming an effective framework for the implementation of project management processes and portfolio organizations. As a tool, lets promote a culture of project management, standardize processes and improve the performance of the organization as a whole.

The main activities of the Project Office in Brazil are:
o Development of methodological practices and support them;
o Implementation, monitoring, process control and project management standards;
o Support and assistance in project development;
o Consolidation of project information;
o Portfolio Management;
o Support senior management in decision making;
o Audit on projects;

The main models of project offices are:
o Authonomous Project Team - , APT;
o Project Support Office - PSO;
o Project Management Center of Excellence, PMCOE;
o Program Management Office, PrgMO;

Each of these types has its responsibilities and different specializations.

Now that we know what the PMO and what their main tasks, which we can think about his role within an organization.

The PMO is a key role focused on the development aspects of the project management maturity of the organization.

This means that he must take care of methodologies (project and portfolio), career project managers, organizational knowledge, action plans, and records control projects, and indicators of achievement of the organization's strategy

But these functions can change as some offices are more strategic projects, other more tactical and more operational.

The fact that my organization have a PMO then it means that one is very evolved terms of project management?

Unfortunately the answer to that question is no.

Many companies deploy the project office only for fashion, without understanding exactly what it is possible to evolve the organizational context, and realize after a while that area as more of a cost structure that does not help.

PMI believes that organizations in the coming years will use the project management and attribute the success of their business to him.

To some that is a bold vision, but how to get there if there is a structure in organizations taking care of it?

In your organization, what is the role of the PMO?

Comentários

  1. Fala Alam!

    Pior é quando o PMO, mesmo já estabelecido numa empresa, não tem poder de decisão influência na seleção e priorização dos projetos.

    PMO de "moda" passa rápido e acaba criando o falso sentimento de que não serve pra nada.

    Ter uma estrutura que alinhe os diversos projetos/programas com a visão estratégica da empresa, otimizando os resultados e priorizando os objetivos, isso sim é uma grande vantagem do PMO!

    Parabéns pelo artigo e continue escrevendo no blog! Compartilhe conhecimento!

    Abs do amigo!

    ResponderExcluir
  2. Your PC may be be} contaminated by malware leading to lost cash and delicate knowledge. The only factor required is a smartphone and Internet connection. At house, you should use|you have to use} a secure Wi-Fi connection and in the streets – Wi-Fi from 카지노 사이트 close by buildings or secure 3G networks. Stay in your bed and gamble all day long or neglect about a boring lecture by spinning the reels in the class. The international mobile gaming market is estimated to be value $79.5 billion by the top of 2020 and such an enormous sum is no surprise outcome of|as a result of} one of its primary advantages is comfort . There is no have to drive to a land-based on line casino or even to sit down at a desk with a personal pc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atingindo a estratégia com projetos e processos

Você sabe a diferença entre Gerenciar, Planejar e Controlar?