Projeto Ágil - Post #000 - iniciando o projeto ...
Estou iniciando meu primeiro projeto seguindo a filosofia ágil para gestão e desenvolvimento do mesmo. A equipe está se baseando no framework do Scrum para o trabalho.
Resolvi que colocarei aqui no blog minhas impressões sobre o processo e como está o desenrolar do mesmo, sem necessariamente informar a equipe, dados específicos do projeto ou outras informações que possam comprometer a organização.
Antes que os Agilistas de plantão me taquem algumas pedras, desejo esclarecer que vou seguir os princípios ágeis e não totalmente o framework Scrum, ou seja, faremos as nossas adaptações.
Tentaremos seguir as cerimônias conforme manda o figurino, mas nem sempre usaremos todos os artefatos.
É também conveniente informar que o projeto já havia começado anteriormente a minha chegada no mesmo, mas que por motivos alheios a nossa vontade (que não serão analisados aqui) não aconteceu a implantação da filosofia ágil.
Meus principais objetivos com esse projeto, além é claro de entregar o produto para ao cliente conforme especificado, são:
1. Implantar a filosofia ágil no departamento
2. Implantar a cultura de entrega na equipe
3. Recuperar a confiança do cliente no método
Pronto já é desafio suficiente, mas ainda tem a questão do prazo acordado com o cliente ! Vamos gerenciar esses riscos (aqui dá-lhe conhecimento do PMI pra tal).
Para completar esse 1o post, segue as informações do contexto do projeto:
a. O projeto está na sua 1a entrega, considerando como entrega um conjunto de épicos (na linguagem antiga seriam requisitos do negócio);
b. Algumas histórias já estão codificadas em desenvolvimento, mas não estão totalmente testadas e não foram nenhuma vez para homologação;
c. Equipe é composta por: 1 PO, 1 SM e 3 desenvolvedores (algumas vezes solicitados a dar um suporte em projetos que desenvolveram anteriormente);
Por último tenho o apoio do gestor da área para implantar o desenvolvimento ágil.
Vamos em frente, desejem-me boa sorte.
Em tempo: comentários serão sempre bem vindos!
Comentários
Postar um comentário