6 Tendências Globais do Gerenciamento de Projetos para 2013



A ano de 2013 ainda não chegou mas já é hora de começar a pensar quais são as tendências para o gerenciamento de projetos, o que está por vir por aí?

Busquei 6 tendências ligadas ao gerenciamento de projetos divulgadas pelo PMI em seu relatório Pulse of Professional que listo e comento abaixo:

1. Forte investimento no gerenciamento do portfólio: devido às crises econômicas mundiais que vem ocorrendo nos últimos anos há uma forte tendência das organizações em investirem cada vez mais tempo em buscar o projeto certo. Não há mais espaço para investir dinheiro sem ter um bom retorno e os acionistas cada vez mais estão exigentes.

2. Uso de práticas interativas e incrementais para o gerenciamento do projeto: dado o crescimento de organizações ágeis e o social networking avançando muito em colaboração os projetos passam a adotar essa tendência como filosofia de trabalho. Vejam o caso do google: quando ele nasceu era uma caixa de pesquisa e um botão para acionar o resultado. Hoje, temos uma infinidade de funcionalidades que vão brotando aos poucos nas aplicações.

3. Gerenciamento de mudanças: na minha visão a adoção dos métodos ágeis que valorizam a mudança de escopo sempre que necessário parecem trazer a tona a necessidade de agilizar os processos tão travados para efetuar mudanças nos projetos. É evidente que esse assunto precisa ser melhor discutido uma vez que também não podemos deixar o projeto sem controle do que erá e do que tem que se entregar.

4. Crescimento da gestão de riscos nos projetos: As organizações e os projetos estão começando a perceber que o velho ditado "é melhor prevenir do que remediar" faz sentido e começam a buscar práticas que as equipes dos projetos possam atuar na gestão dos riscos e reduzir a quantidade de problemas existentes. Vamos acompanhar quanto tempo levará para atingirmos níveis mais elevados nesse processo, pois ainda se discute muito técnicas qualitativas e riscos negativos.

5. Desenvolvimento de talentos: projetos são feitos por pessoas e cada vez mais há o desafio de mantê-las motivadas em um cenário global e sem fronteiras para o trabalho. Empregos formais através de contratação CLT estão começando a não serem mais o objetivo de vida das pessoas e sim lugares onde as pessoas possam empreenderem, serem flexíveis e se desenvolveram incluindo seus projetos pessoais.

6. Foco nas entregas de benefícios dos projetos: Parece óbvio que todos os projetos entregam benefícios aos clientes dos mesmos, mas mensurá-los e gerenciá-los não são temas muito fáceis de se aplicarem. As dificuldades de montarem bons estudos de caso com Retorno do Investimento (ROI) em muitas organizações chegam a ser um mito.

leia relatório completo no site do pulse.

Acrescento uma tendência que percebo que podem ocorrer derivadas das 6 tendências acima:
7. Centros de Excelência: o surgimento de mais PMOs voltado a entrega da excelência no gerenciamento de projetos e no tratamento do conhecimento gerado por esses projetos de forma estruturada e na gestão das carreiras dos gerentes de projetos tratamento temas que possam levar esses gerentes a entregarem as tendências acima.

E vocês o que apostam para 2013?


Comentários

  1. Vejo que o Gerenciamento de Projetos vem sido muito influenciado pela mercado de TI. As metodologias ágeis se tornaram populares nesta área e vem influenciando as demais.
    Das tendências que você apresentou, vejo que 4 se encaixam dentro dos princípios ágeis: 2, 3, 5 e 6.
    Você concorda?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa explanação Alam Braga, ja podemos ver que isso realmente é uma tendencia, pois as empresas elas tendem para esse norte, e ja se vê o alinhamento com as necessidades pessoais em empreender com a flexibilidade das empresas para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos pontos, principalmente no que diz respeito a gestão de portfólio. Gosto muito do conceito desenvolvido pela IPS e a Universidade de Stanford do framework chamado SEF: Strategic Execution Framework. Através do framework, você consegue entender que pontos como cultura organizacional, organograma e politica influenciam muito na gestão efetiva do portfólio.
    http://www.marcosteles.com/2012/03/csia-aula-1-introducao-e-o-framework-de.html

    ResponderExcluir
  4. The Triumph - Titanium Mountain Bike
    The Triumph is an titanium auto sales authentic and stylish bike designed titanium belt buckle for serious sportsmen, riders and fans alike. The original kit was titanium crystal designed in an titanium bars Italian style to fit is titanium a metal all

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O papel do escritório de projetos (PMO) na organização

Atingindo a estratégia com projetos e processos

Você sabe a diferença entre Gerenciar, Planejar e Controlar?