Projeto Verão 2014

17 de out de 2012

Atingindo a estratégia com projetos e processos

Neste post comentei sobre os motivos pelos quais uma empresa precisa de uma estratégia, e alguns fatores críticos ao elaborá-la.

Mas como atingir a estratégia que foi determinada pela alta administração da organização? Quais são os fatores que nos levam até a visão de futuro?

A frase atribuída a Einstein diz que "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes", pode nos guiar por essa discussão.

Precisamos fazer algo de maneira diferente para que consigamos atingir um resultado diferente do que estamos tendo agora para chegar a nossa visão de futuro. 

Na publicação da Carta de Indústria de 16 a 22 de Agosto de 2012 (editada pelo Sistema FIRJAN) o professor Alexandre Pavan Torres comenta: "uma das questões mais importantes é que uma empresa consegue operacionalizar uma estratégia por meio de um portfólio de projetos e processos. Não há outro caminho".

Quanto a questão de processos eu complemento o pensamento achando que é necessário sim processos, mas revistos de forma a otimizar o resultado operacional atual, mudar a cadeia de valor da organização, fazendo algo diferente do atual (isso até pode ser um projeto), assim como fez a Dell ao trocar toda a sua cadeia de valor fazendo com a produção parasse de ser empurrada (a Dell produz máquinas prontas e coloca a venda no mercado) para uma produção puxada (a Dell vende um produto customizado para o cliente e depois o produz de acordo com a especificação comprada com qualidade e eficiência).

No que tange ao portfólio de projetos, muitas organizações ainda estão engatinhando no uso de técnicas para escolha dos projetos que melhor se mostram para atingir sua estratégia. 

Eu, não tenho dúvida que essa é a melhor maneira de conseguir atingir seu plano estratégico. 

Mas quais ferramentas podemos usar para a escolha dos projetos? Quais métodos temos disponíveis ?? Como fazer ?? 

Isso já é assunto para o post seguinte. Aguardem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário