Projeto Verão 2014

24 de out de 2012

Retenção de Talentos Através de Políticas Organizacionais e Estratégicas

Esse assunto me chamou a atenção, pois estava lendo uma entrevista do Presidente do Banco Itaú na revista VocêSA contando a respeito da fusão entre o Itaú e o Unibanco e das dificuldades de unir práticas e culturas organizacionais bem diferentes.

Inicialmente pensei: que grande projeto esse com muitos riscos e desafios. E como sabemos que projetos são realizados por pessoas, destaquei algumas práticas que transcendem projetos mas que colaboram pra que a estratégia organizacional seja atingida através das pessoas:

- Comunicação dos valores organizacionais: Muito importante para a organização é saber que existem valores organizacionais esperados para seus colaboradores e que eles o praticam. E para que isso aconteça é necessário uma política de comunicação definida, implementada  e usada inclusive pelas altas lideranças que devem dar o exemplo.

- Valorização do investimento feito nos colaboradores: Uma prática que achei bastante interessante é entender que os funcionários são da empresa e não das chefias. Então investimento feitos em pessoas consideradas chaves para a organização são preservados quando você consegue mapear as competências individuais e as deixar disponibilizadas para todos que precisam dela na organização. Esses funcionários devem se sentir muito valorizados por terem competências individuais valorizadas. Para que isso ocorra somente com práticas de gestão de conhecimento e competências muito bem implementadas e muito trabalho árduo com as lideranças para poderem formar essas pessoas. Me parece que seja uma atitude simples de reter talentos que não gostam de estar muito tempo subordinados as antigas formas de hierarquia secular.

- Mais do que metas: avaliar como se atingiram as metas. Essa prática me parece pertinente e oportuna, pois em geral metas muitas agressivas são definidas e se privilegiam o atendimento das mesmas em prol de como se atingiu as metas. Aqui as lideranças estão sendo extramente desafiadas a conduzir suas equipes a não ser atingir a estratégia da organização mas também a atingir da melhor forma que não se gerem conflitos interpessoais.

E na sua empresa quais são as práticas organizacionais que estão sendo praticadas na sua empresa para atingir os objetivos e metas do plano estratégico?



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