Por que sua empresa precisa de uma estratégia

Muitas organizações definem seus planos estratégicos e os deixam estampados nas paredes em belos quadros, mas mal sabem o por que de fazer um planejamento estratégico.

Alias, até na nossa vida pessoal, podemos usar os conceitos de planejamento estratégico para a carreira. Já fiz alguns exercícios desse e obtive bons resultados.

Mas lendo esse artigo, sobre o por que uma organização ter uma estratégia, me veio a cabeça que os planos estratégicos poderiam ser muito mais simples do que verdadeiramente são.

Um dos pontos que mais me intriga é por que os colaboradores não entendem o que está no plano?

Certamente, deve ser pela complexidade das informações que lá estão. Então a simplicidade é a alma do negócio. 

Deixo a dica, para que ainda não fizeram o seu, ou que estão em fase de revisão: SIMPLIFIQUE , assim todos vão entender e vão ajudar a atingir a estratégia, afinal esse é o objetivo.

Comentários

  1. Passando só pra registrar: os comentários agora estão funcionando!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alam! Parabéns pelo post! Concordo que a simplicidade nas informações sempre deve ser levada em conta e acrescento que tem muita "ladainha desnecessária" nesses tais "ultra planejamentos estratégicos completos e imutáveis", estamos vivendo numa era de mudanças contantes, de cenário econômicos diferentes à cada semana, de crises de 1 dia... Enfim esse é o cenário e a calmaria dos dinossauros da ADM antiga que me desculpem mas falar que "No começo de um projeto podemos fazer tudo, mas, ainda não sabemos nada. No final de um projeto, sabemos tudo, mas não podemos fazer nada" é ridículo, é dar um tiro no próprio pé... Nunca ouviram falar de Métodos Ágeis? De interaçãoes e entregas rápidas? Não estou dizendo que os métodos ágeis garantem o melhor resultado porém teremos o resultado compartilhado com o seu "comprador" algo que é uma grande quebra de paradigma no Brasil...

    Bom ta aí o meu recado!

    Um forte abraço Alam! ;)

    ResponderExcluir
  3. olá Ricardo muito obrigado pelo seu comentário.

    Vejo evoluções no uso dos métodos ágeis no país. mas ainda é difícil levar os conceitos para fora do mundo de TI.

    Você tem experiência com outras áreas? conta pra nós ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O papel do escritório de projetos (PMO) na organização

Você sabe a diferença entre Gerenciar, Planejar e Controlar?

Atingindo a estratégia com projetos e processos