5 dicas para desenvolver sua carreira em gerenciamento de projeto



Com alguma frequência recebo pessoas querendo saber como ingressar na carreira de projetos ou querendo ser um gerente de projetos, tendo chegado neste mundo há pouco tempo, e outras pessoas que mesmo já estando um pouco familiarizadas com o assunto não sabem como se desenvolver.

Primeiramente: não há uma formula pronta para ser aplicada e depende muito do conhecimento de cada um, onde trabalha, o ambiente em que vive, as oportunidades que tem e o quanto de fundos tem para investir (pense que haverá necessidade de investimento para cursos, livros, seminários, eventos e materiais de estudo).

Portanto, é fácil perceber que cada um pode ter um caminho diferente do outro para chegar ao mesmo lugar.

Ainda assim, é muito importante saber que ninguém passa a ser um gerente de projetos de um dia para o outro. Um gerente de projetos, para ser considerado um bom gerente de projetos, precisa de experiência, e esta só se adquire com o tempo.

Portanto, é fácil perceber que cada um pode ter um caminho diferente do outro para chegar ao mesmo lugar.

Ainda assim, é muito importante saber que ninguém passa a ser um gerente de projetos  de um dia para o outro. Um gerente de projetos, para ser considerado um bom gerente de projetos, precisa de experiência, e esta só se adquire com o tempo.

Então não fique apressado achando que amanhã já será um gerente e planeje sua carreira para obter o máximo de desempenho até lá.

Começando do inicio ...


Dica 01: Faça um curso básico

Se você nunca lidou com projetos, e/ou está pouco familiarizado com os termos, ferramentas e técnicas, recomendo que comece com um curso mais básico (cerca de 40 a 80 horas) para que possa conhecer o que na verdade é gerenciamento de projetos, como se comunicar com o gerente de projetos e o que pode fazer para melhorar os resultados dos projetos mesmo sendo da equipe.

O mercado esta cheio de empresas que aplicam esse tipo de curso. Para achar uma boa empresa, consulte o site do capitulo local do PMI mais próximo de você, que sem duvida haverá um provedor de cursos que poderá ajudar.

Se após ter feito o curso você ainda estiver animado com o tema, vai em frente com a próxima dica.

Algumas pessoas podem ter recursos limitados para fazer curso, que ainda são um pouco caros no Brasil, então a saída é buscar livros introdutórios para se desenvolver. Minha dica é o livro “Gerenciamento de projetos” dos autores André Bittencourt Do Valle, Joao Ricardo Barroca Mendes, Marcantonio Fabra da editora FGV, que traz de forma bem didática o assunto.



Dica 02: Participe de projetos como equipe

Agora que já tem em mãos o conhecimento sobre as técnicas de projetos, é hora de praticar o assunto.

Trabalhar como equipe significa que você vai gastar seu suor para realizar as entregas do projeto. Provavelmente estarás atuando no seu segmento de mercado, ou seja, se você é um advogado pode estar trabalhando em um projeto de legalização ambiental da sua empresa, se for um engenheiro poderá estar fazendo as plantas de um novo empreendimento ou se for um profissional de TI poderá estar desenvolvendo um novo software.

Acumule experiência no trabalho com projetos, pois elas serão de suma importância pra você.

A partir desse ponto você já pode buscar a certificação CAPM do PMI. Quer saber mais sobre essa certificação? Veja nessa pagina aqui.

Faça um curso que será necessário para o processo de elegibilidade (veja meu artigo anterior sobre como se preparar aqui.). Indico novamente buscar provedores locais no site do capitulo mais próximo.

Há também o livro do Carlos Augusto Freitas chamado “Certificação CAPM” para se preparar, que é uma excelente aquisição, mesmo fazendo o curso.

Se na sua empresa não há oportunidade de trabalhar com projetos, o que fazer? Ficar desesperado? Não ... Recomendo que procure o programa de voluntário no capitulo mais próximo e use-o para ganhar a experiência necessária.

Dica 03: Desenvolva sua habilidade de liderança

Para um gerente de projetos é extremamente recomendado que as habilidades de liderança sejam desenvolvidas e trabalhadas, afinal projetos são feitos por pessoas e elas precisam de direção em um projeto.

Para começar recomendo que lidere um time responsável apenas por um grupo de entregas no projeto.  É uma forma de praticar a liderança sem exigir demais do profissional que ainda esta ganhando conhecimento e já traz desafios suficientes para serem vivenciados.

Para evoluir deste estagio é necessário que comece a liderar alguns projetos. Vá pelos mais simples primeiro e em seguida aumente o porte dos projetos que se envolve para ganhar experiência gradualmente.

Como voluntário, lidere projetos em diferentes frentes de atuação, pois isso lhe dará a experiência necessária.

Neste estagio pode ser importante para sua carreira procurar um MBA para fortalecer seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto, além é claro de ajudar no Networking profissional.

Existem universidades que tem programas voltados para trazer, além da experiência pratica, a preparação para a certificação profissional (PMP). Considere também programas que podem ser feitos através do ensino a distancia (EAD), se não tiver como se locomover até a universidade.

Uma boa dica de livro aqui é o próprio PMBOK.

Dica 04: Torne-se um profissional gerenciamento de projetos

É a hora de buscar sua certificação profissional.

Há todo um processo envolvido para se retirar a certificação. Vai ser necessário um curso para o processo de elegibilidade, transcrição da experiência e prova. Neste artigo deixei boas dicas se preparar veja aqui.

Boa sorte na prova e na certificação.

Das conversas que já tive com conhecidos percebemos que um profissional com certificação PMP chega a ter ganhos acima de 15% em menos de 6 meses. É um retorno sobre o investimento muito bom.

Dica 05: Planeje seu Desenvolvimento Profissional

Uma vez que já se tem a certificação, é necessário para mantê-la, os famosos PDU - Professional Development Unit, que são na verdade uma métrica adotada pelo PMI para garantir que os profissionais estão continuamente buscando conhecimento.

1 hora de atividade de desenvolvimento equivale a 1 PDU, e você precisa de 60 deles em 3 anos para poder renovar o seu certificado.

No handbook da certificação (que esta aqui) é possível consultar as atividades e o número de PDU associados a cada, mas recomendo que vá a congressos, palestras e eventos de Networking. Também é possível usar web semanários para obter conhecimento.

O importante é se planejar.

Mas o caminho não acaba aqui, pois existem muitas opções deste ponto em diante e você vai precisar de uma analise do que deseja para sua carreira para poder seguir em frente.

Por exemplo: você pode resolver ir em busca de ser um gerente de programas, depois seguir para um gestor de portfólio e na sequência caminhar para o PMO. Também pode escolher o caminho do gerenciamento direto dos projetos e chegar a um diretor de projetos.

Faça suas escolhas e siga em frente. Se tiver dificuldade busque ajuda profissional de um coaching de sua confiança. Ajuda bastante no planejamento das ações de curto, médio e longo prazo.

Consulte também no site do PMI o Profissional Career Framework como fonte de informação.

Fim da linha ... ou não ...

Sem duvida que este não é o final da linha e sim o começo de um desenvolvimento consistente e responsável investindo nas melhores ações considerando o seu momento profissional.

Espero que tenha ajudado ... E me conte se deu certo com você ! Até mais ..

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5 tips to develop your career in project management



With some frequency I get people wondering how to enter the career of projects or hopping to be a project manager, having arrived in this world long ago, and others who even now being somewhat familiar with the subject does not know how to develop.

First: there is no ready formula to be applied and depends on the knowledge of each one , where he works, the environment you live in, the opportunities you have and how much funds have to invest (think that will be necessary investment for courses, books , seminars, events and study materials).

Therefore, it is easy to see that each one may have a different way from the other to reach the same place.

Still, it is very important to know that no one becomes a project manager from one day to another. A project manager, to be considered a good project manager, needs experience, and this is acquired only with time.

So do not be hasty thinking that tomorrow I will be a manager and plan your career to get the maximum performance out there.

Starting from the beginning...

Tip 01: Make a basic course

If you've never deal with projects, or are unfamiliar with the terms, tools and techniques, I recommend you to start with a basic course (about 40-80 hours) in order to know what is actually managing projects, how to communicate with the project manager and what can be done to improve project outcomes being the same team.

There are many companies that apply this type of course. To find a good company, visit the local PMI chapter nearest you, that without doubt there will be a course provider that can help.

If after doing the course you're still animated about the topic, go ahead with the next tip.

Some people may have limited resources to make progress, that are still a little bit expensive in Brazil, then the way is seeking to develop introductory books. My tip is the book “Gerenciamento de projetos” of the autors André Bittencourt Do Valle, Joao Ricardo Barroca Mendes, Marcantonio Fabra from FGV, which brings the topic in a very didactic method.





Tip 02: Participate in projects as a team

Now that you have the knowledge about the project technique, it's time to practice.

Working as a team means you will invest your workforce to carry out the project deliveries. Probably you will be acting in a market segment, in other words, if you are a lawyer and may be working on a legalization environmental project of your company, if an engineer could be making plans for a new business enterprise or if an IT professional may be developing new software.

Accumulate experience in working with projects, because they will be very important to you.

From that point, you can seek certification from PMI CAPM. Want to know more about this certification? See this page here.

Take a course that will be required for the eligibility process (see my previous article on how to prepare here.). I suggest again seeking local providers on the site of the nearest chapter.

There is also the book of Carlos Augusto Freitas calling “Certificação CAPM” to prepare yourself. It is an excellent purchase, even taking the course.

If in your company there is no opportunity to work on projects, what to do? Getting desperate? No...
I recommend that you look for the volunteer program in chapter nearest and use it to gain the necessary experience.
                                                             
Tip 03: Develop your leadership skills

For a project manager is extremely recommended that leadership skills are developed and worked, after all projects are made by people and they need direction in a project.

To start, I recommend you to lead a team responsible only for a group of deliveries in the project. It is a way to practice leadership without overtaxing the professional that is still gaining knowledge and already has enough challenges to be experienced.

To progress by this stage it is necessary to begin to lead some projects. Go for the simplest first and then increase the size of the projects it is involved to gain experience gradually.

As a volunteer, lead projects in different fronts, as this will give you the necessary experience.

At this stage it may be important for your career search an MBA to strengthen their theoretical and practical knowledge on the subject, and of course to help the Networking Professional.

There are universities that have programs to bring, in addition to practical experience, preparation for professional certification (PMP). Also consider programs that can be done through distance learning (ODL), if you do not like getting to university.

A good tip book, it is the PMBOK.

Tip 04: Become a professional project management

It's time to get your professional certification.

There is a whole process involved to obtain the certification. It will be necessary to take a course for the eligibility process, transcript of experience and test. In this article let good tips to prepare see here.

Good luck on the test and certification.

From conversations I've had with associates, we realize that a professional with PMP gets to have won over 15% in less than 6 months. It's a very good return on investment.

Tip 05: Plan your Professional Development

Once you already have the certification, to keep it, you need the famous PDU - Professional Development Unit, which is actually a measure adopted by PMI to ensure that professionals are continually seeking knowledge.

1 hour development activity equals 1 PDU, and you need 60 of them in 3 years to renew their certificate.

In handbook of certification (which is here) you can see the number of activities associated with each PDU, but I recommend you go to conferences, lectures and networking events. You can also use web weeklies to get knowledge.

The important thing is to plan.

But the way does not end here, as there are many options from this point forward and you will need an analysis of what you want to your career to be able to move on.

For example, you can resolve to go looking to be a programs manager, then follow up to one portfolio manager and further walk to PMO. You can also choose the path of direct management of projects and come to a project director.

Make your choices and move on. If you have difficulty, seek professional help from a coaching of confidence. It helps to planning actions of short, medium and long term.

See also the website of the Professional PMI Career Framework as a source of information.

End of line ... or not ...

Undoubtedly, this is not the end of the line but the beginning of a consistent development and responsible investing in best stocks considering your professional moment.

Hope I’ve helped ... And tell me if it worked with you! See you soon…


Comentários

  1. Alam,
    você inseriu duas vezes, no início da publicação, os parágrafos que começam com "Portanto" e "Ainda assim". Quando puder, corrija.

    Excelente publicação!


    Abraços,

    André

    ResponderExcluir

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